Dores no joelho são mais frequentes do que se imagina. As estatísticas mostram que uma a cada quatro visitas ao ortopedista é devido a dores no joelho. Dores nas pernas em geral são extremamente importunas, pois causam dificuldades na locomoção e atrapalham o dia-a-dia.

A motivação das dores é, frequentemente, o desgaste das articulações por conta de lesões esportivas ou excesso de peso. Também podem ser consequências de lesões mais sérias, como rompimento de ligamentos, desalinhamentos ou artrite, que devem ser tratadas junto a um ortopedista.

Nos casos mais simples, as dores podem ser aliviadas através de exercícios fisioterápicos simples. Seguem abaixo 7 deles:

Elevação deitado: deitado no chão, com ambas as pernas flexionadas 90 graus, elevar levemente uma delas por vez, esticando a mesma. Descer lentamente a perna até a posição inicial e repetir o movimento alternando as pernas.

Elevação lateral: deitado de lato, com a cabeça apoiada sobre uma mão e ambas as pernas estendidas, elevar a perna superior suavemente. Repetir o movimento e trocar de lado após uma série completa.

Elevação inferior: em posição similar ao exercício anterior, elevar a perna inferior ao invés da superior. Repetir o movimento e trocar de lado após uma série completa.

Elevação de bruços: deitado de barriga para baixo, com a cabeça apoiada sobre as mãos, elevar uma das pernas estendidas suavemente. Descer lentamente a perna até a posição inicial e repetir o movimento alternando as pernas.

Elevação dos calcanhares: de pé, focar sobre a ponta dos pés contraindo as panturrilhas. Descer lentamente e repetir o movimento.

Elevação em 90 graus: de pé, atrás de uma cadeira, elevar o pé de uma das pernas flexionando o joelho até 90 graus. Segure por alguns segundos antes de descê-la lentamente e repetir o movimento com a outra perna.

Caminhada: procure andar por trajetos planos, evitando impactos, por aproximadamente meia hora.

You might also like

Dicas para ter uma boa postura corporal em home office
Read more
Método Feldenkrais para dores nos músculos e articulações
Read more
Tendinite no ombro: saiba como tratar
Read more
Mulheres que se exercitam com regularidade sentem menos efeitos do ciclo menstrual
Read more
Peeling para o rosto
Read more

0 comentários

Responder