Engana-se quem pensa que alongamento é somente para iniciantes na musculação ou só para quem pratica atividades de grande impacto. Ele é primordial para o bom funcionamento das articulações e para manter os músculos relaxados e flexíveis e as articulações com mobilidade.

A falta de alongamento causa enrijecimento, o que pode levar a lesões. O alongamento ainda aumenta ainda a sensação de relaxamento, melhora a qualidade da respiração e da postura, diminui a tensão muscular e aumenta a consciência corporal. Por esses motivos ele deve ser incluído na rotina de exercícios.

Realize de 15 a 30 minutos de alongamento por dia, fora do horário do treino. Alongamento não é aquecimento e deve ser feito com alguma atividade aeróbica, pois o objetivo dele é fazer a transição do estado de repouso em que o corpo se encontra, para o estado de atividade metabólica, e dar condições para que o músculo produza mais energia na hora que o exercício começar.

Quando realizado após o treino, também serve como um relaxante muscular e articular. A recomendação para os alongamentos são 20 segundos na mesma posição em cada exercício, para que ocorra adaptação muscular.

0 comentários

Responder