10_Colágeno-e-Flexibilidade_capa.png

O caminho para se aprender algo novo nem sempre é simples ou natural. Exige, desde o início, o interesse e a disposição por parte do estudante para enfrentar o desconhecido, para encarar uma dificuldade e superá-la. Muitos descrevem essa situação como “sair da zona de conforto”, ou seja, não é necessariamente agradável, mas sem dúvida recompensador.

Quando deparado com um dilema ou desafio novo, o estudante busca identificar se consegue, com base em seus conhecimentos já assimilados, compreender e contornar a dificuldade do aprendizado. Quando percebe que seus recursos intelectuais não são suficientes, é necessário esforço para obter novos conhecimentos que o ajudem. O educador, nesse momento, é fundamental para que o estudante tenha autoconfiança, fazendo com que acredite em seu potencial, e para ajudá-lo a valorizar a reflexão que antecede o resultado da aprendizagem.

Muitos alunos, quando dito que têm dificuldades para aprender, na verdade estão desencorajados, com medo de errar, ou mesmo desmotivados frente ao desafio de aprender algo novo, que requer esforço. Todos estes motivos podem ser abordados pelos educadores, através de sua dedicação e mesmo criatividade, para que seus alunos percorram com sucesso o caminho da aprendizagem.

0 comentários

Responder