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O colágeno é uma proteína importante para o corpo humano. Sua função é conceder à estrutura dos tecidos, pele e ossos sua firmeza e elasticidade. Ela é bastante conhecida por sua ação nas cartilagens, onde sua ausência pode levar ao comprometimento da integridade das articulações.

É possível obter o colágeno através da alimentação do dia-a-dia, principalmente com a ingestão de carnes vermelhas e brancas, queijo, ovo e gelatina. A vitamina C ajuda também na síntese e absorção do colágeno, sendo indicado que exista nas refeições a presença de alimentos ricos nessa vitamina, como suco de laranja, morango, limão ou abacaxi.

Porém, com o avanço da idade, a síntese do colágeno se reduz gradativamente no corpo humano, situação que se agrava ainda mais nas mulheres após a menopausa. Nesses casos, assim como no caso de atletas que exigem intensamente das articulações, são recomendadas as suplementações de colágeno na alimentação.

Os suplementos existem em duas formas do colágeno. O tipo I (também conhecido como colágeno hidrolisado), de absorção mais rápida, ajuda na manutenção da firmeza e elasticidade dos tecidos, pele e ossos, assim como no fortalecimento das articulações. O tipo II (conhecido como colágeno não desnaturado) é o componente mais abundante nas cartilagens, sendo o mais indicado no tratamento de artrite reumatóide e osteoartrite de origem autoimune.

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