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Os ossos e as articulações tem papéis essenciais no corpo humano, permitindo sua sustentação e movimentação. Porém, é natural que com o tempo passe a haver problemas devidos ao desgaste e à menor reposição do seu material. Nas articulações, a produção do colágeno, que é responsável por suas propriedades mecânicas, é menor após os 30 anos. Isso faz com que seu desgaste seja maior. Já os ossos passam por um processo de perda óssea, que faz com que sua estrutura fique cada vez mais frágil.

O ponto positivo é que existem medidas que podemos tomar para manter a saúde de nossos ossos e articulações. Vamos conhecer algumas delas?

1. Alimentação adequada. Procure ter uma alimentação rica em colágeno, para ajudar na manutenção das propriedades das articulações. Busque também consumir alimentos que tenham cálcio, essencial para a saúde dos ossos.

2. Rotina de exercícios. A prática de atividades físicas é importante para a manutenção do peso, que reduz a carga nas articulações, e também estimula a manutenção da densidade óssea. Porém, os exercícios de menor impacto são mais recomendados, por causarem menor desgaste ao corpo.

3. Procure a opinião de especialistas. Na hora de escolher uma nova rotina de exercícios, busque a avaliação e as sugestões de especialistas da área. Muitas vezes, descobrimos que temos algum tipo de limitação – seja por falta de treino ou devido a algum problema nas articulações – que pode ser tratado ou contornado com cuidados específicos.

 

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