O colágeno é uma proteína presente em nosso organismo, responsável pela firmeza e sustentação da pele, além de compor tendões e cartilagem. Sua produção natural diminui a partir dos 25 anos, mas será que tanto os homens, quanto mulheres, se beneficiam de suas propriedades?

Colágeno nada mais é do que uma proteína formada por vários aminoácidos no corpo humano, sua principal função é manter as células unidas. Pele, cartilagens e ossos são os principais órgãos que possuem colágeno em sua composição. Nosso próprio corpo é capaz de ter uma produção de colágeno. Porém, algumas disfunções alteram o modo com que o nosso corpo produz, passando a produzir mais ou menos.

Um dos hormônios que ajuda na síntese de colágeno é o estrogênio e, além de as mulheres já apresentarem menores quantidades deste hormônio do que os homens, o processo natural de envelhecimento contribui para que os seus níveis diminuam ainda mais.

Por essas razões, as mulheres podem apresentar os primeiros sinais característicos de envelhecimento na pele e nas articulações mais cedo do que os homens da mesma idade. O suplemento de colágeno é mais procurado pelo público feminino, muito por conta da preocupação que as mulheres possuem com a estética. Mas, os homens também podem se beneficiar com o consumo de colágeno. Além da melhora da saúde e estética da pele, unhas, cabelos e celulite promovidos pelo consumo do colágeno, existem outros efeitos sendo estudados e que auxiliam a beleza e a saúde do homem.

Uma das principais funções do colágeno no organismo é a formação da estrutura e manutenção da pele e fortalecimento das articulações. Em paralelo a isso, estão também o controle da proliferação celular e até mesmo a perda de peso.

O colágeno também pode ser um grande aliado para o tratamento da calvície, mas vale lembrar que sua suplementação não irá solucionar o problema sozinho.

0 comentários

Responder