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Os punhos são articulações bastante solicitadas em nosso dia-a-dia, sendo muitas vezes sujeitos à LER (Lesões por Esforços Repetitivos) ou ainda, ao DORT (Distúrbio Ortomolecular Relacionado ao Trabalho). Lesões nos punhos podem muitas vezes causar prejuízos também a regiões próximas do corpo, como aos cotovelos, devido às conexões musculares entre essas partes.

Uma forma de evitarmos lesões nos pulsos é alongando e fortalecendo essa região. Vamos aprender algumas formas de fazê-los.

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Apertar uma bolinha de borracha. Procure uma bola de borracha que caiba em sua palma, e pressione-a repetidamente fechando a mão com força. Procure fazer o exercício com uma mão por vez, para aumentar sua concentração no movimento. Um equipamento comum usado neste exercício é o chamado hand grip, que tem uma forma em “v” e é usado de forma similar à bola.

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Manipular peso. Segure em uma mão um peso de no máximo 1 kg, e gire-o em diversas direções (procure fazer movimentos circulares). Não force a amplitude dos movimentos, procurando sempre estar em sua zona de conforto para cada repetição.

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Resistência com elásticos. Segure o elástico com ambas as mãos, e procure flexionar os punhos na direção contrária à do elástico. Repita com diferentes angulações do pulso. Esse exercício permite aplicarmos diferentes cargas ao tracionarmos mais ou menos o elástico, sendo bom para pessoas que não suportam uma carga maior por qualquer razão.

Não se esqueça de fazer também o alongamento dos pulsos, colocando o braço à frente e puxando a palma das mãos para baixo e para cima. Procure fazer os movimentos sem pressa e sem esticar a região em excesso, para evitar quaisquer lesões.

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