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Uma respiração eficiente é fundamental para um melhor aproveitamento dos exercícios físicos. O diafragma é o músculo responsável pelos movimentos inspiratórios e respiratórios, localizado entre as vértebras lombares e as costelas inferiores.

Vamos conhecer alguns dos exercícios que ajudam no fortalecimento da respiração?

Sopros: um dos exercícios mais comuns que ajudam a fortalecer a expiração é a execução de sopros forçados. Isso é feito, expirando com os lábios entreabertos (o que dificulta a passagem do ar). Deve-se evitar fazer este exercício por longos períodos, pois pode causar a hiperoxigenação, identificada pela sensação de tontura e formigamento.

Respiração diafragmática ou respiração profunda: nesse exercício, busca-se desenvolver a maior capacidade pulmonar. A ideia básica é respirar sem expandir o tórax, e sim o abdômen. Isso é feito sentado, com o tronco e cabeça apoiados. Coloca-se a mão sobre o abdômen durante a inspiração e expiração, feitas lentamente, para identificar sua expansão durante a atividade.

Espirometria de estímulo: esse exercício é feito com a ajuda de um equipamento que mede o volume do ar inspirado. Nesse exercício, deve-se colocar os lábios na abertura do espirômetro, e inspirar o mais profundamente e pelo maior período de tempo possível. O equipamento tem três esferas que flutuam quando o ar é inspirado, que indicam o volume do ar que passa por ali. Quando a inspiração cessa, as esferas voltam à posição inicial.

 

 

 

 

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