04_Colágeno-e-Flexibilidade_capa.png

A fibromialgia é uma síndrome, na qual a pessoa sente dores em diversas partes do corpo, em especial no tecido fibroso e no tecido muscular. As partes do corpo mais atingidas são os músculos, os tendões e as articulações. Muitas vezes a fibromialgia vem acompanhada de outros males, como a depressão e a ansiedade, motivadas pela dor, pela falta de sono e pela fadiga decorrentes.

A faixa etária mais frequente em que a fibromialgia aparece é entre os 30 e os 60 anos, e aflige na maior parte das vezes às mulheres (70% a 90% dos casos). Existem indicações de que o fator genético também contribui para seu aparecimento, sendo recorrentes entre membros da mesma família.

Seu tratamento é feito com o uso de analgésicos e envolve muitas vezes fisioterapia, preparamento físico, técnicas de relaxamento e terapia cognitivo comportamental. Atualmente é possível se atingir ótimos níveis de controle dos seus sintomas, fazendo com que os pacientes mantenham suas capacidades funcionais, mas a fibromialgia ainda não possui uma cura definitiva na medicina.

0 comentários

Responder