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Médicos e nutricionistas estão sempre nos lembrando e reafirmando a importância de tomar mais água durante o dia. Durante a atividade física então, o cuidado com a hidratação deve ser redobrado por conta da transpiração. Vamos entender um pouco mais do por quê isso é tão importante?

A água é a substância mais presente em nosso organismo. Cerca de 60% de nossa massa corporal é composta de água. Ela é essencial para nossa sobrevivência, fazendo um papel fundamental no metabolismo do corpo humano, entre muitas outras funções. Ela deve ser reposta com frequência por todos os tipos de pessoas (independente de sexo ou idade), pois perdemos em média 2.3 L de água em um dia normal, podendo chegar a até 3.3 L em dias mais quentes.

Quando nos exercitamos, devemos ficar atentos ao volume de água que perdemos através do suor, para que possa ser reposto. Alguns dos elementos que contribuem para a maior perda de água são a temperatura no local onde os exercícios são praticados, os tipos de roupa sendo usadas, e a intensidade com que os exercícios estão sendo feitos.

A desidratação faz com que a frequência cardíaca aumente, para que o nível de oxigenação possa ser mantido com um volume de sangue menor. Se perdermos 10% da água de nosso corpo, já podemos sentir impactos graves, como espasmos musculares, tonturas e dificuldade de concentração. Em casos mais agudos, como a perda de 20% da água de nosso corpo, o impacto pode até mesmo ser fatal.

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