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Para alguns, é a melhor parte de um treino. Hora de relaxar e estirar os músculos, com a sensação de prazer parecido com uma boa espreguiçada.
Mas a prática de alongamento é muito mais do que isso: são exercícios voltados para o aumento da flexibilidade muscular e esse é seu principal objetivo, aumentar a flexibilidade, elasticidade e oferecer mais amplitude aos movimentos.


O alongamento promove o estiramento das fibras musculares, fazendo com elas aumentem seu comprimento. Portanto, quanto mais alongado um músculo, maior será a movimentação da articulação comandada por aquele músculo, e por consequência, será mais ágil e mais flexível.
Qualquer pessoa pode fazer alongamento, independentemente da idade ou flexibilidade, porém os limites do corpo devem sempre ser respeitados. A evolução dos movimentos, vem com o tempo e com a prática. O alongamento pode ser incorporado à prática de exercícios ou ser praticado separadamente, e é de grande importância na prevenção de lesões.
São inúmeros os benefícios do alongamento, entre eles o relaxamento do corpo e da mente. Eles reduzem a tensão muscular, proporcionam maior consciência corporal, deixam os movimentos mais soltos e leves, ativam a circulação e preparam o corpo para a prática de atividades físicas.
Tanto quem leva uma vida sedentária, quanto quem pratica esportes, sofrem com o encurtamento das fibras musculares e diminuição da flexibilidade, levando ao desenvolvimento de problemas nos ossos e musculares, sendo os mais comuns: dores lombares, coxas, panturrilhas, entre outros.
Para quem pratica exercícios físicos o ideal é que o alongamento seja realizado antes e depois do exercício. Isso porque ele prepara os músculos para o esforço, protegendo e melhorando o desempenho, e depois do exercício, com o musculo ativo, fornecendo também a sensação de relaxamento e bem-estar.
Ao alongar, a respiração é fundamental para promover o relaxamento muscular. É a respiração quem dá ritmo ao exercício, e deve ser lenta e profunda. O alongamento demanda regularidade e relaxamento, e o lado bom, é que o alongamento pode ser realizado em qualquer lugar, ao despertar, no trabalho, em viagens e fica ainda mais relaxante quando realizado ao ar livre.
Técnicas de alongamento:
É de extrema importância aprender a forma correta de executar os alongamentos, para potencializar resultados e evitar lesões. O mais importante é que os limites do corpo sejam respeitados e que os movimentos sejam realizados lentamente, sempre observando a boa postura.

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