O colágeno é uma das principais proteínas funcionais do corpo. Ela dá firmeza às estruturas corporais que não apresentam ossos, como a pele e as cartilagens. Ele também auxilia no processo de cicatrização e regeneração das células e na hidratação.

A produção natural do colágeno pelo organismo decai a partir dos 30 anos, momento em que surgem os pés de galinha, flacidez, unhas e cabelos fracos. Com o tempo, a situação se agrava, e a baixa produção pode causar doenças sérias como osteoartrite, osteoporose e doenças cutâneas.

Nos homens a densidade de colágeno é maior e, além disso, eles perdem colágeno de maneira constante e lenta, enquanto mulheres, em especial depois da menopausa, têm uma queda mais acentuada.

A reposição de colágeno é importante para ambos, independente da forma como o organismo assimila essa proteína, porém a suplementação precisa estar aliada a nutrientes que auxiliam a síntese desta proteína no corpo. No caso do colágeno, as vitaminas C e E têm papel fundamental nesse processo, então a combinação é altamente recomendada.

0 comentários

Responder