01_Colágeno-e-Flexibilidade_capa.png

Colágeno é o nome dado a um grupo de proteínas bastante abundante em nossos corpos, presente nos ossos, na pele, nas cartilagens, nos tendões, nas artérias, e até mesmo em alguns tipos de músculos. Ele confere características estruturais e de elasticidade a essas partes do corpo. Ao todo, o colágeno compõe 20% a 30% de toda a proteína presente no organismo.

A produção do colágeno se dá dentro das células, de onde é exportado. Ele sofre polimeralização, adquirindo sua forma em tripla-hélice. Ele é formado principalmente pelas enzimas prolina, glicina, hidroxilisina e hidroxiprolina.Para a formação das duas últimas, é necessária a presença da vitamina C, e por isso essa vitamina é importante na síntese de colágeno.

Como sua produção se reduz com a idade, principalmente por volta dos 25 anos de idade, é importante buscarmos formas de manter sua síntese a mais abundante possível. Uma alimentação rica em proteínas e vitamina C é recomendada, com a presença de complementação em casos onde o colágeno é mais solicitado, como acontece com atletas ou pessoas que sofrem de osteoartrite. Outros fatores que podem contribuir para a diminuição da produção do colágeno em nosso corpo são devidas a comportamentos, como tabagismo, excesso de sol, e até mesmo estresse.

0 comentários

Responder