A artrose, ou osteoartrite, é uma doença que aflige as articulações. Ela faz com que as cartilagens que envolvem as extremidades dos ossos se desgastem, causando danos à articulação e dores intensas na maioria dos casos. No limite, a artrose chega até mesmo a impossibilitar a movimentação da parte do corpo afetada.

A artrose pode ser considerada primária ou secundária. A primária acontece na maioria das vezes devido ao desgaste por fadiga da articulação, decorrente do seu uso intenso por repetição e/ou carregamento excessivo. Ela pode também aparecer devido ao envelhecimento natural da articulação, fazendo com que apareçam danos na sua estrutura. Quando os danos são agravados, pode acontecer o contato entre os ossos, gerando dores intensas. A artrose secundária é na maioria das vezes devida a doenças pré-existentes, como diabetes, gota, hipotireoidismo e artrite reumatoide.

Alguns fatores que podem aumentar o risco do aparecimento da artrose são a obesidade, que aumenta o carregamento das articulações, algumas profissões que exigem das articulações em sobrecarga, deformidades ósseas, lesões ou ferimentos devidos a acidentes ou esportes, idade avançada e sexo, sendo as mulheres as mais propensas a desenvolver a artrose.

0 comentários

Responder