05_Colágeno-e-Flexibilidade_capa.png

As articulações são estruturas complexas que incluem extremidades ósseas, cartilagem, membrana sinovial, ligamentos, tendões e bursas. Graças a elas conseguimos nos mexer, porém, elas também podem ser alvos de dores e problemas.

A dore articular, é uma sensação de desconforto, dor ou incômodo em uma ou mais articulações do corpo, podendo ser grave o suficiente para limitar o movimento. Ela pode ser causada por vários tipos de lesões ou doenças.

Entre os sintomas mais comuns, além das dores, estão a rigidez, dor e inflamação. Artrite reumatoide é uma doença autoimune que pode ser uma das causas, a osteoartrite também deve ser investigada e envolve o crescimento dos osteófitos (chamados de “bico de papagaio” quando aprecem na coluna). Já a degeneração da cartilagem de uma articulação é a causa mais comum de dor articular em adultos com mais de 45 anos.

A dor articular também pode ser causada por bursite (inflamação das bursas). As bursas são bolsas cheias de líquido que protegem e absorvem o impacto sobre das proeminências ósseas, permitindo que os músculos e tendões se movimentem livremente sobre o osso.

Outras doenças devem ser investigadas, e um médico deve ser consultado caso tenha febre não associada a sintomas de gripe, perda de peso não intencional, dor nas articulações por mais de três dias de duração na mesma articulação, dor forte e inexplicada.

0 comentários

Responder