15638008775530944

O colágeno é uma proteína bastante importante no corpo humano, que concede à estrutura dos tecidos, pele e ossos sua firmeza e elasticidade. Ela pode ser encontrada em alimentos e também em suplementos alimentares, onde existe em dois tipos: o I e o II. Vamos conhecer cada um desses tipos?

O colágeno tipo I, também conhecido como colágeno hidrolisado, é extraído da cartilagem e dos ossos de animais, e tem suas moléculas quebradas em partículas menores. Devido a isso, sua absorção no intestino é facilitada. Esse tipo de colágeno é indicado para a manutenção das características mencionadas acima da pele, tecidos e ossos, assim como para o fortalecimento de articulações e para o auxílio no combate à osteoporose.

O colágeno tipo II, conhecida como colágeno não desnaturado, é o componente mais abundande nas cartilagens. Ele é produzido em um processo não enzimático a baixas temperaturas, que garante a integridade da proteína. Esse tipo de colágeno é indicado no tratamento de artrite reumatóide e osteoartrite de origem autoimune.

O colágeno pode ser encontrado em alimentos de nosso dia-a-dia, como carnes, ovos e gelatina. Para ajudar na síntese e absorção do colágeno em nossos corpos, são indicados também os alimentos ricos em outros nutrientes necessários no processo, como vitamina C, E e silício. Suplementos de colágeno são frequentemente indicados para casos onde a quantidade maior da proteína é necessária.

0 comentários

Responder