01_Colágeno-e-Flexibilidade_capa.png

Vitaminas são nutrientes essenciais que os organismos não conseguem produzir em quantidade suficiente, precisando ser obtidos assim através da alimentação. Para os seres humanos, são reconhecidas atualmente 13: Vitamina A, B1, 2, 3, 5, 6, 7, 9, 12, C, D, E e K.

Suas funções são as mais diversas. como crescimento celular, reguladoras do metabolismo, antioxidantes, e cofatores enzimáticos (ajudam as enzimas a realizar seus papéis). Antes do século 20, as vitaminas eram obtidas somente através da alimentação, mas a partir desse período, foram produzidos os primeiros suplementos vitamínicos.

As vitaminas podem ser divididas entre as lipossolúveis (A, D, E e K), dissolvíveis em lipídios, e as hidrossolúveis (demais vitaminas), dissolvíveis em água. As hidrossolúveis, por suas características, são mais facilmente excretadas pelo corpo, precisando serem ingeridas em maior quantidade para sua reposição. As lipossolúveis são mais facilmente armazenadas pelo corpo, e são absorvidas no trato intestinal.

You might also like

Colágeno tipo I e II: Qual o indicado para as articulações?
Read more
Entardecendo o envelhecimento com colágeno
Read more
Sobrecarga na musculação e lesões nos joelhos: saiba como prevenir
Read more
Peeling para o rosto
Read more
Laranja ou mexerica?
Read more

0 comentários

Responder