O joelho é uma das mais importantes articulações do corpo, e também uma das mais delicadas e suscetíveis aos problemas.

Por isso, para evitar sobrecarga e possíveis lesões, é essencial fortalecer toda a musculatura que o sustenta. A prática de alguns exercícios ajuda a fortalecê-los e o mais interessante é que dispensam o uso de equipamentos de musculação. Confira:

Avanço: de pé, dê um passo à frente mantendo as costas eretas. A perna levada à frente deve fazer 90 graus, e a outra deve ficar estendida para trás paralela ao solo, com a ponta dos pés encostando o chão. Retorne à posição inicial e repita com a outra perna.

 

 

 

 

Agachamento: com a coluna estabilizada e reta, pernas abertas na largura do quadril, desça devagar até dobrar os joelhos fazendo um angulo de 90 graus. Suba devagar e repita o processo. Durante todo o movimento, mantenha os braços e mãos esticados à frente.

 

 

 

 

 Flexão de pernas em pé: mantenha-se apoiado na parede à frente e dobre um dos joelhos para trás, até que o calcanhar atinja os glúteos. Desça a perna à posição inicial e faça o mesmo com a outra perna.

 

 

 

 

Elevação de pernas: deitado de costas no chão estenda os braços ao lado do corpo e levante uma perna apontando-a para o teto, mantendo a outra flexionada com o pé no chão. A elevação deve ser feita com a perna estendida. Desça a perna e repita o movimento com a outra.

 

 

 

 

Stiff: de pé, com a coluna sempre ereta, flexione o tronco à frente elevando uma das pernas estendida para trás para dar equilíbrio. Direcione os braços para baixo durante o movimento até tocar as pontas dos dedos no chão. Suba lentamente e repita o exercício elevando a outra perna na sequência seguinte.

 

 

 

 

Abdução de quadril: deitado de lado, apoie-se com o cotovelo no chão e estenda a perna de baixo, mantendo a outra perna flexionada e com o pé no chão. A perna estendida deve então ser levantada, com o pé apontando para frente. As repetições devem ser feitas sem que o pé entre em contato com o chão ao descer a perna.

You might also like

15 milhões de brasileiros sofrem de artrose
Read more
Exercícios que ajudam na flexibilidade
Read more
Sente dor pélvica enquanto corre?
Read more
Dicas para ter uma boa postura corporal em home office
Read more
Entendendo a osteoartrite
Read more

0 comentários

Responder