Que praticar atividades físicas é essencial para a saúde, todos já sabem. Porém, os exercícios físicos também podem ser importantes ferramentas para se alcançar certos objetivos específicos, dependendo da necessidade de cada indivíduo, e para isso o treino deve ser adequado conforme a meta a ser atingida.
No caso dos idosos, o foco das atividades, entre outras funções, está voltado para o fortalecimento muscular, combate a perda muscular e óssea, melhora no condicionamento, além dos controles dos níveis de colesterol e diabetes. Para esses objetivos específicos, o treino deve ser adequado conforme as limitações e necessidade de cada um, porém deve ser dado o foco em treinos que trabalhem a flexibilidade, equilíbrio e fortalecimento.
Já para as crianças, as atividades físicas têm um importante papel de desenvolvimento motor, influencia diretamente no crescimento, além de incentivar a socialização, participação e experimentação. As atividades nesses casos, devem trabalhar o condicionamento motor, e também é essencial que sejam apresentados os princípios do esporte, principalmente no sentido participativo e inclusivo.
A reabilitação também é um objetivo específico comum. Após alguma lesão ou contusão em diferentes graus, a atividade física pode ser indicada em determinada fase do tratamento. Nesse caso, a indicação e acompanhamento de um profissional especializado é essencial para que não haja um agravamento da lesão, e sim sua recuperação completa.
Já para atletas de médio e alto rendimento, a atividade tem uma função mais desafiadora, e busca sempre a evolução. Para isso, o treino adequado visa a superação de limites e o alcance novas metas que são frequentemente redefinidas. Devido a intensidade dos exercícios e o risco de lesões, é indispensável o acompanhamento profissional nesses casos.
Também existe uma forte indicação da prática de exercícios para o tratamento de doenças de cunho emocional, como a depressão, ansiedade, síndrome do pânico, entre outros. Pesquisas comprovam que a prática de exercícios proporciona distração e convívio social, além de liberar substancias como endorfina e serotonina, responsáveis por melhorar o humor. Os efeitos dos exercícios também são positivos para autoestima dos praticantes.
Em termos gerais, a perda de peso, fortalecimento e busca de melhor condicionamento físico são os objetivos mais comuns entre os praticantes de atividades físicas. Porém, nada impede que esses objetivos sejam combinados e recombinados, em prol de uma vida mais saudável. E você? Qual é o seu objetivo?

0 comentários

Responder