Que tomar bastante água é importante para saúde, isso não há dúvidas!
Porém um cuidado especial com a hidratação antes, durante e após a prática de exercícios é imprescindível, já que nesse momento a perda de líquidos e minerais através do suor é muito grande.

Sendo a água o maior componente do corpo humano, representando cerca de até 70% do seu volume, é ela também a responsável pela regulação da temperatura corporal.

Durante a prática de exercícios, a taxa de transpiração é altamente variada, e oscila em torno de 1 e 2 litros por hora de exercício, dependendo da intensidade. Portanto a água deve ser reposta com frequência.

A desidratação pode causar uma série de alterações, como diminuição da concentração do sangue, aumento da frequência cardíaca, aumento da temperatura, da respiração, dificuldades na circulação, formigamento, entre outros. Quando a perda de água por desidratação ultrapassa 7%, há uma perigosa elevação na temperatura, que traz como consequência o aquecimento de alguns tecidos e choque térmico.

Para se hidratar:

– Antes dos exercícios faça ingestão adequada de água nas 24h anteriores e 500ml de água ou isotônico 2h antes do exercício ou prova;

– Durante o exercício ingerir água ou isotônico a cada 20 minutos.

– Após os exercícios hidratar-se com bebida isotônica e fazer uma refeição rica em carboidratos.

You might also like

Dores mais comuns na terceira idade
Read more
Dicas para ter uma boa postura corporal em home office
Read more
Artrose: Tratamento através de células-tronco?
Read more
Cuidados com a alimentação nas festas de fim de ano
Read more
10 dicas para quem teve lesão no ligamento cruzado anterior do joelho
Read more

0 comentários

Responder