Ter uma rotina de exercícios físicos é muito importante para manutenção da saúde de um modo geral, porém também é de grande importância manter-se ativo durante todo o dia – e não só na hora da academia.

Ficar parado e sentado por longas horas pode ocasionar lesão articular ou muscular, além de ser fator de risco para trombose. A trombose que pode ocorrer em voos muito longos, por exemplo, se deve à posição sentada por muito tempo, na qual há uma dificuldade do retorno venoso (o sangue venoso retornar ao coração), podendo ocorrer a formação de coágulos (trombos). Por isso a importância de se movimentar para impulsionar o sangue de volta ao coração.

Nessas horas, movimentos simples fazem a diferença. Atitudes como subir escadas e andar pela casa ou escritório são boas dicas de se manter ativo. Em vez de pegar o elevador, vá de escada. Ao se sentar, mantenha a coluna e a postura eretos para ativar a musculatura paravertebral, além de alongar-se quando se levantar.

O sedentarismo também apresenta riscos para hipertensão, osteoporose, desequilíbrio do HDL (colesterol bom), doenças articulares, diabetes, perda de massa muscular, doenças na coluna vertebral e obesidade são alguns males que do comportamento sedentário. Distúrbios de sono, depressão e ansiedade também são consequências comuns.

0 comentários

Responder