Colágeno não diz respeito somente à saúde e firmeza da pele, como muitos imaginam.

O colágeno é uma proteína ligada à sustentação das células, como forma de mantê-las unidas e promovendo rigidez ao tecido. Por conta de sua propriedade mecânica, ele age na forma, organização e na firmeza dos tecidos dos ossos, cartilagens, ligamentos, tendões e em quase todos os órgãos do corpo.

É uma substância abundante no organismo, que a partir dos 40 anos passa a ter uma perda significativa. A conhecida diminuição da elasticidade da pele, a perda de força de tendões e articulações e a fragilidade óssea na terceira idade está diretamente ligada à perda do colágeno.

Ele pode ser reposto em nosso organismo através de uma alimentação equilibrada. Alimentos de origem animal, ovos, frangos e peixes são excelentes fontes de colágeno. Ainda assim são inúmeras as possibilidades de reposição encontradas nas farmácias.

Diversos estudos demonstram que suplementação de colágeno pode auxiliar no tratamento da deficiência de cálcio e aumentar a densidade óssea, contribuindo para a prevenção da osteoporose. As pesquisas também indicam que o colágeno reduz a dor em pacientes que sofrem de osteoartrite e tem potencial para redução de radicais livres e contra a hipertensão.

You might also like

Dicas para ter uma boa postura corporal em home office
Read more
Dicas de hábitos saudáveis
Read more
Entendendo a osteoartrite
Read more
Suplementação Natural
Read more
Como amenizar a perda de colágeno
Read more

0 comentários

Responder