O colágeno é a proteína mais abundante do corpo humano. Ele é produzido por nosso organismo, e está presente em ossos, músculos, tendões, pele, cartilagem, entre outros. Porém, sua síntese é reduzida a partir dos 30 anos de idade, devido a uma série de fatores que afetam sua produção.

Ao participar da constituição da matriz extracelular do tecido conjuntivo (dentre eles, o cartilaginoso), o colágeno é responsável por grande parte de suas propriedades físicas. A ingestão de suplementos com colágeno é, por isso, indicada para pessoas que sofrem de desgaste em cartilagens devido a degeneração, lesões ou desgaste excessivo. A ingestão dos suplementos, aliado ao acompanhamento médico adequado e uma dieta rica em alimentos que estimulem a produção dessa proteína, ajudam também a reduzir os riscos de novas lesões.

Uma das razões pela qual é importante buscarmos a saúde das cartilagens consta no fato da sua recuperação ser limitada, devido às suas características fisiológicas (avascularidade, aneural, com pequena reação inflamatória). A sua manutenção pode evitar problemas futuros como desgastes precoces de articulações bastante solicitadas, como joelhos e quadris.

0 comentários

Responder