A osteoartrite, também conhecida como artrose, artrite degenerativa ou doença articular degenerativa, é um tipo de artrose – uma inflamação nas articulações – na qual existe a degeneração das cartilagens, fazendo com que exista o contato entre os ossos. Essa doença tem como principais sintomas a dor, o inchaço, vermelhidão local e muitas vezes dificuldades para movimentar a região afetada.

A artrose é encontrada com maior frequência nos joelhos, nas mãos, na coluna e no quadril. A degeneração é muitas vezes provocada pelo desgaste natural das cartilagens, devido à idade, peso ou impacto excessivo nas articulações.

O tratamento da artrose tem como principal objetivo diminuir as dores nas regiões afetadas e devolver ao paciente a mobilidade das articulações. Isso se dá através da aplicação de analgésicos, corticóides e/ou imunossupressores. Muitas vezes também o tratamento é feito com fisioterapia, e em último caso recorre-se a cirurgias para reconstruir ou mesmo substituir as articulações. Deve-se também atentar à redução de atividades que exijam de forma demasiada as regiões afetadas, e a alimentação deve ser adequada para contribuir na produção de colágeno, muitas vezes fazendo-se uso da complementação alimentar.

0 comentários

Responder