Lesões no joelho são bastante frequentes, já que eles suportam um peso excessivo, principalmente durante atividades físicas. Esportes com saltos (como no vôlei ou no basquete), acelerações e freadas bruscas (como no tênis), repetições intensas (como em corridas), ou até mesmo excesso de peso podem acarretar em lesões de difícil tratamento que causam dores indesejáveis.

Conheça a seguir as 3 principais lesões que os joelhos podem sofrer.

1. Artrose: é a doença caracterizada pelo desgaste das cartilagens que protegem as articulações. No joelho, a artrose é responsável por dores intensas, inchaços e limitações dos movimentos. Ela é tratada com fisioterapia e hidroterapia, fazendo uso de anti-inflamatórios e analgésicos. Apenas em casos extremos é indicada a cirurgia para a colocação de próteses no joelho.

2. Lesão e rompimento do ligamento cruzado anterior: esse ligamento, responsável por ligar o fêmur à tíbia, pode ser lesionado e rompido em casos de torção do joelho, onde a rotação excessiva pode até mesmo rompê-lo. Infelizmente, na maioria dos casos onde existe o rompimento do ligamento, é indicada a cirurgia de reconstrução para a recuperação do paciente.

3. Lesão no menisco: o menisco é a cartilagem em forma de “C” que suporta o peso das pessoas no joelho, funcionando como amortecedor nessa região. Ela pode surgir em pessoas com excesso de peso ou que façam movimentos em falso no joelho. Um caso bastante comum é seu surgimento em pessoas que pratiquem exercícios físicos com tênis inadequados. Seu tratamento varia desde a aplicação de anti-inflamatórios, até cirurgias em casos mais extremos.

0 comentários

Responder