Essa modalidade é a nova moda daqueles que querem entrar em forma. O crossfit é um programa de treinamento de força e condicionamento físico baseado em movimentos funcionais, feitos em alta intensidade. Com grande variedade de movimentos, os exercícios são uma adaptação de três modalidades: o levantamento de peso olímpico, a ginástica olímpica e movimento metabólico, o que oferece dinamismo ao programa.

Voltado para diferentes tipos físicos e idade, a cada um obedece a programa especial, que que respeita as capacidades e necessidades dos praticantes, ou seja, cada um tem o seu WOD (workout of the day), ou treino do dia. E esse programa também é responsável por misturar os exercícios de alta intensidade, por um período que varia entre 5 e 20 minutos, respeitando os limites do corpo, mas sempre desafiando para novos degraus de evolução.

O crossfit promete melhorar a resistência cardiovascular e respiratória, a resistência muscular, força, flexibilidade, agilidade, equilíbrio, entre outras capacidades. E para isso, a principal ferramenta é o corpo junto com alguns equipamentos específicos, o que torna tudo ainda mais dinâmico.

Porém, a principal vantagem do crossfit para outros programas de exercício está o fato de que esse é um treino completo, desafiador e por isso, altamente eficiente. Os resultados podem ser rapidamente percebidos pelos praticantes e os ganhos para saúde são enormes. Por outro lado, devido à sua intensidade, essa modalidade deve ser sempre acompanhada por profissionais e principalmente, deve ser realizado com muita cautela para evitar lesões.

0 comentários

Responder