O alongamento é uma parte importante de qualquer treino ou exercícioO alongamento é uma parte importante de qualquer treino ou exercício por ter um papel na prevenção de lesões ao promover a melhora na flexibilidade dos músculos.

Apesar da controvérsia que existe sobre o alongamento afetar ou não o desempenho dos músculos quando feito antes dos exercícios, existem formas de mitigar esse risco ao tomar alguns cuidados:

– Praticar alongamentos estáticos curtos, de períodos inferiores a 45 segundos;

– Alongar através de aquecimento, como trotes antes de corridas e piques curtos para finalizar o alongamento;

– Fazer movimentos que explorem a amplitude articular.

Especialistas não recomendam a prática do alongamento imediatamente após treinos mais intensos, pois microtraumas acometidos podem ser agravados.

Na prática de exercícios nas ruas, muitos elementos presentes no próprio percurso podem ser usados como equipamentos que auxiliam no alongamento, como degraus, bancos, paredes, entre outros.

O alongamento é indispensável, não só pelos seus benefícios imediatos, mas também devido aos efeitos de médio e longo prazo. Ele previne o encurtamento de grupos musculares, evita cãibras, melhora a postura corporal, reduz a compressão das fibras musculares e das articulações.

You might also like

15 milhões de brasileiros sofrem de artrose
Read more
Tendinite no ombro: saiba como tratar
Read more
5 mitos e verdades sobre o colágeno
Read more
Artrose: Tratamento através de células-tronco?
Read more
Dor no ombro: saiba como tratar
Read more

0 comentários

Responder