“Trabalhar de casa” sempre foi o sonho de grande parte de empregados e profissionais liberais, porém, ao terem essa realidade imposta pela pandemia, esse sonho virou realidade sem que houvesse tempo para adaptações a nova rotina. Assim, o jeito foi transformar o lar em um escritório improvisado.

Porém, nosso corpo também pode sofrer as consequências por não dispormos de um local ideal, com mesa e cadeira adequadas.

É importante, ao máximo possível, simular o local de trabalho: um cômodo isolado, organizado e com todas as ferramentas de trabalho que necessite. Além disso, atente se sua postura está se mantendo saudável, se for necessário, providencie uma cadeira mais ergonômica para passar as longas horas em que se trabalha.

É importante que a coluna vertebral inferior (lombar) fique encostada na área de trás da cadeira. Uma almofada nas costas pode ajudar a manter a postura correta. Os pés devem ficar estabilizados no chão. Nada de deixá-los pendurados.O ideal é que a cadeira tenha braços, para apoiar o antebraço. Mas se não tiver, deixe o punho apoiado sobre a mesa, nunca solto.

Outro cuidado é com a altura do monitor do computador ou notebook, que precisa estar no nível dos olhos. Não pode ficar nem acima nem abaixo, para não sobrecarregar o pescoço.

Nunca, de jeito nenhum, trabalhe deitado na cama, com o notebook no colo. Isso é prejudicial para o punho, para a cervical e para a lombar. Para evitar desconfortos musculares, é importante se alongar e alternar a postura. Vários exercícios podem ser feitos inclusive enquanto você está sentado. As caminhadas também são boas opções.

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