O rejuvenescimento, ou o entardecimento da velhice, é buscado por muitos em todo o mundo. Exemplos de coisas que as pessoas fazem, são consumir grandes quantidades de vitamina C ou tomar as bebidas chamadas detox, para reduzir os radicais livres no organismo. Porém, uma das coisas que mantém o aspecto e as qualidades do nosso corpo por mais tempo é o consumo do colágeno.

O colágeno é praticamente um terço de toda a proteína presente no corpo humano. Ele proporciona a sustentação e a elasticidade não só à pele, mas também à ossos, cartilagens, ligamentos e tendões. O colágeno é produzido pelo organismo desde o nascimento, mas ao passar do tempo a quantidade em que isso é feito é reduzida.

O envelhecimento da pele pode ser caracterizado pelo aparecimento de rugas. Com o tempo, o tecido fica menos elástico e mais frágil. O mesmo acontece com a musculatura, ossos, ligamentos e tendões. O consumo do colágeno ajuda a manter as características originais desses tecidos.

O colágeno pode ser obtido através da alimentação do dia-a-dia, principalmente com a ingestão de carnes vermelhas e brancas, queijo, ovo e gelatina. A suplementação também é uma alternativa para garantir seus efeitos no organismo.

A vitamina C ajuda também na síntese e absorção do colágeno, sendo indicado que exista nas refeições a presença de alimentos ricos nessa vitamina, como suco de laranja, morango, limão ou abacaxi.

 

You might also like

Dicas para ter uma boa postura corporal em home office
Read more
Entendendo a osteoartrite
Read more
Laranja ou mexerica?
Read more
Peeling para o rosto
Read more

0 comentários

Responder