Osteoartrite é a forma mais comum de artrite, caracterizada por degeneração das cartilagens acompanhada de alterações das estruturas ósseas vizinhas. Se as cartilagens articulares não existissem, um osso se chocaria contra outro.

A osteoartrite se instala quando há aumento de conteúdo líquido no interior do tecido cartilaginoso. Ela é a mais comum das doenças reumáticas que se manifesta na mesma proporção em ambos os sexos. As mais atingidas são as articulações das mãos, joelhos, coxofemurais (ligação da coxa com o quadril) a coluna.

Indivíduos abaixo dos 40 anos não costumam apresentar sintomas. A evolução geralmente é lenta, mas a piora é progressiva com o passar dos anos. Quando há sintomas, eles podem permanecer leves ou mesmo desaparecer por longos períodos, geralmente são relacionados à dores nas articulações, que começa aos poucos e aumenta de intensidade no decorrer dos anos. Rigidez e diminuição da mobilidade articular, perda de flexibilidade, rangidos e estalos na articulação e inchaços quando há inflamação.

Não existe tratamento que retarde a evolução ou reverta o processo patológico, mas o condicionamento físico com exercícios aeróbicos (como natação e caminhada) é uma medida importante para controle dos sintomas. O principal objetivo do tratamento é aliviar os sintomas e permitir que os portadores levem vida normal, sem dor ou limitações de movimento

Alguns medicamentos podem ser utilizados para tratar episódios isolados de dor, mas sua ação é pouco duradoura. Em casos selecionados, o tratamento pode ser cirúrgico.

You might also like

Exercícios que ajudam na flexibilidade
Read more
O que é colágeno?
Read more
Dicas para ter uma boa postura corporal em home office
Read more
O que é osteoartrite?
Read more

0 comentários

Responder