Formas de aproveitar o tempo livre e os dias quentes, principalmente se for na praiaNão é porque estamos no período de férias de verão que temos que ficar parados. Esportes e atividades físicas são formas de aproveitar o tempo livre e os dias quentes, principalmente se for na praia. Alguns esportes são a cara da estação, podem ser praticados na água, ajudando a refrescar, ou praticados na areia – queimando ainda mais calorias.

Confira 10 opções de esportes para a temporada:

1) Surfe

A ideia é executar sobre manobras sobre a prancha acompanhando o movimento da onda, à medida que ela se desloca até a praia. São Sebastião (SP), Florianópolis (SC) e Itacaré (BA) são os melhores lugares pra quem quer aprender a pegar onda. Já os veteranos podem curtir as ondas na praia da Galheta (SC), Maresias (SP) e Cacimba do Padre (PE).

2) Mergulho

Além do belo visual de uma praia, uma opção é conferir a paisagem marinha através de um mergulho. Divertido e interessante, o mergulho ajuda a queimar cerca de 350 calorias em uma hora. O mergulho pode ser livre ou de apneia, onde o mergulhador não usa equipamentos para respiração no mar. No mergulho autônomo, o mergulhador leva equipamentos que permitem respirar debaixo d’água. No mergulho dependente ou semi-autônomo o mergulhador não leva seu próprio suprimento de ar, feito por um compressor da superfície.

2) Kitesurf

Para praticar kitesurf, também conhecido como kiteboarding ou  flysurf é preciso de uma prancha e uma pipa. O praticante prende a pipa à cintura com a ajuda de um trapézio (uma espécie de um cinto que fica ligado à pipa). Nele há uma barra, por onde são comandados os movimentos com a ajuda do vento que impulsiona a pipa. Equilibrado sobre a prancha é preciso ter equilíbrio, força abdominal e nos braços para surfar.

3) Frescobol

Típico na beira do mar. Para praticá-lo é preciso apenas de duas raquetes e uma bolinha, que pode ser encontrada em qualquer lojinha ao redor da praia. No esporte o objetivo é não deixar a bolinha cair no chão. Além de divertido o esporte ajuda a queimar calorias e tonificar os músculos.

4) Vôlei de praia

Esse esporte olímpico é a adaptação do vôlei para a areia.  A diferença é que os sets são mais curtos e é praticado com duas duplas e uma bola. Ele trabalha a coordenação motora, os reflexos a capacidade cardiorrespiratória e ajuda a queimar muitas calorias.

5) Slackline

É um treino de equilíbrio sobre uma fita. O slackline ajuda a fortalecer a musculatura, desenvolver a concentração, equilíbrio, coordenação motora e diminuir o estresse. O bom de praticá-lo na areia fofinha da praia é que ela ajuda a amortecer um pouco a queda.

6) Futevôlei

A modalidade mescla vôlei e futebol  e tem presença garantida nas praias cariocas. As regras são similares a do vôlei, mas não é permitido colocar a mão na bola, por isso vale perna, joelho, pé, ombro, cabeça, peito. Ganha ponto quem derrubar a bola na quadra adversária ou se o oponente jogar a bola para fora.

7) Frisbee

Um esporte simples, divertido e para praticá-lo é preciso apenas de um disco achatado e leve, com uma boa aerodinâmica. Ele precisa ser arremessado e pego no ar pelo parceiro de jogo. Também é possível jogar sozinho ou até mesmo com o cachorro de estimação.

8) Windsurf

O windsurf é um esporte olímpico praticado com uma prancha como a de surfe com uma vela de cerca de 2 e 5 metros de altura. Na modalidade esportiva a pessoa plana sobre a água utilizando a força do vento. Sendo assim, as praias do Nordeste brasileiro, como as de Fortaleza (CE) e Salvador (BA), onde ventam bastante, são ideais para prática do esporte.

9) Remo

O esporte olímpico de velocidade é praticado em barcos estreitos, onde os remadores sentados em bancos móveis, usam braços, tronco e pernas para mover o barco em rios, lagoas, mar e outros locais ideais para o esporte. O remo exige força e resistência e ajuda a queimar cerca de 600 calorias em uma hora.

10) Stand Up Paddle

No Stand Up Paddle ou SUP a pessoa fica em pé sobre a prancha e usa um remo para mover-se sobre a água. Apesar de relaxante o SUP exige concentração, equilíbrio e requer muita força nos braços, pernas e abdome, ajudando a queimar muitas calorias.

You might also like

Você conhece: Basquetebol?
Read more
Você conhece: Natação?
Read more
Suplementação alimentar pode ajudar na regeneração da cartilagem?
Read more
Dicas para ter uma boa postura corporal em home office
Read more
Uso de ácido hialurônico na recuperação de condromalacia patelar
Read more

0 comentários

Responder