A elevação da perna, conhecida no inglês pela sigla SLR (Single Leg Raising), é um exercício de fortalecimento de baixa complexidade que pode ser feito em casa sem a supervisão de um profissional. Porém, apesar de simples, é um exercício de alta eficácia no que ele se propõe: fortalecer o principal músculo da coxa, o quadríceps, de maneira isométrica (sem realizar o movimento da articulação do joelho).

Além do fortalecimento do quadríceps, quando feito corretamente, o SLR trabalha também a musculatura abdominal e lombar. Vamos aprender como realizá-lo?

Deitado de barriga para cima, com os joelhos flexionados, estique e eleve lentamente uma das pernas até formar um angulo de 45 graus com o chão. Sustente a posição por cerca de 10 segundos e então desça a perna e repita o movimento com a perna contrária. É importante durante todo o movimento manter o abdômen contraído. Lembre-se de não travar a respiração durante o exercício.

No início, o SLR pode causar algum desconforto no caso da musculatura estar enfraquecida. Porém, suspenda a atividade caso sinta quaisquer dores. A elevação da perna não deve causar dor. Caso ela apareça, busque a avaliação de um médico ou especialista.

0 comentários

Responder