A prática de exercícios físicos regularmente é recomendada para todas as idades, e quanto antes se começar, melhor o desempenho nas idades mais avançadas.

Porém, é na fase adulta que os quilos extras começam a incomodar, e também se intensificam as necessidades de buscar hábitos mais saudáveis.

O que é importante se ter em mente é que atividades mais intensas e aeróbicas são normalmente voltadas para perda de peso, enquanto exercícios localizados e a musculação são ideais para fortalecer os músculos. Esportes como vôlei, futebol e natação também são boas alternativas para quem busca reduzir medidas e socialização. Já uma atividade como o Ioga, fortalece a concentração e a mente.

Vamos conferir alguns exercícios recomendados para cada idade?

30 anos

Essa é a fase em que as mulheres começam a perceber a diminuição da produção de colágeno e um leve aumento da flacidez. Para evitar, a dica é investir em exercícios de musculação, praticando treinos de glúteos, abdômen, braços e parte interna das coxas. O pilates e a ioga também são boas alternativas.

40 anos

Aos primeiros sinais da menopausa são recomendados exercícios mais intensos. O cuidado com os ossos também passa a ser essencial e nada melhor do que atividades físicas para facilitar a absorção de cálcio pelo organismo e evitar o desenvolvimento da osteoporose.

50 anos ou mais

Os exercícios devem ser voltados para manutenção da saúde e do bem-estar, sempre respeitando os limites do organismo, que está um pouco mais frágil e sujeito à lesões. Os exercícios ajudarão a evitar a desaceleração metabólica, a perda de massa muscular e lesões corporais. Além disso, também podem aliviar dores e prevenir contra diversas doenças.

A recomendação para essa fase da vida é alternar entre exercícios de fortalecimento, como musculação leve e pilates, e a hidroginástica, que fornece menor impacto articular.

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