Dores nas articulações são bastante frequentes por diversas razões. Dentre os praticantes de atividades físicas, a sobrecarga por repetições, impactos ou sobrepeso são os principais causadores das lesões. Nas demais vezes, a degeneração ou desgaste natural são a maioria das razões de problemas na saúde articular.

Mas algumas medidas podem ajudar na prevenção dessas dores. Entre elas, as atividades físicas, quando praticadas sob medida, fortalecem as musculaturas que envolvem as articulações, reduzindo a pressão presente entre os ossos.

O emagrecimento também reduz a carga presente nas articulações ao longo de todo o dia, além da carga durante as atividades físicas. A alimentação adequada também pode ajudar nesse sentido, além disso, uma dieta rica nas proteínas que proporcionam a manutenção das características mecânicas das articulações, como o colágeno, ajuda na redução das lesões e na melhora da saúde articular.

Outro fator que pode prevenir dores articulares é movimentar-se cuidadosamente, evitando lesões articulares, principalmente nos movimentos de alto impacto, torções, ou giros e carregamentos bruscos podem causar o desgaste e lesões nas articulações. Evitar esportes onde esses movimentos ocorrem com frequência é uma forma eficiente de se prevenir.

0 comentários

Responder