As funções do colágeno vão além de manter a pele firme. Ele atua na prevenção de doenças como osteoartrite, que atrapalha a qualidade de vida dos pacientes. Isso graças a sua capacidade de fortalecer as cartilagens, já que atenua o atrito entre os ossos, evitando a inflamação das articulações, que ficam desgastadas especialmente nos quadris, nas mãos, nos ombros e nos joelhos.

Porém, as refeições abrigam apenas a matéria-prima para sua fabricação dentro das células cartilaginosas. Além disso, a partir dos 30 anos de idade, essa fábrica celular de colágeno “desacelera cerca de 1% ao ano. E a situação se agrava para o time feminino após a menopausa.

A boa notícia é que é possível evitar esse prejuízo com um cardápio que compensa a lentidão do organismo para gerar quantidades adequadas de colágeno. E ainda, para aqueles que necessitam de um resultado mais rápido e eficaz, pode ser feita a suplementação de colágeno hidrolisado em forma de sachê, sem sabor nem cheiro, que pode ser dissolvido em bebidas e alimentos.

0 comentários

Responder