A atividade física na terceira idade tem sido considerada um importante elemento para um estilo de vida saudávelJá que associa diversos benefícios para saúde física e mental, além de colaborar para o equilíbrio, flexibilidade, coordenação e força. Em longo prazo, a prática de exercícios físicos regularmente na terceira idade diminui a perda muscular e óssea, diminui a gordura corporal e por consequência, retarda o envelhecimento e eleva a expectativa de vida.

Os exercícios devem obedecer às limitações do corpo, por isso, os mais indicados para essa fase da vida são aqueles que apresentam menos riscos de lesões, impactos e menos intensidade como pilates, hidroginástica, dança, caminhada, entre outros. Na terceira idade, é de grande importância o acompanhamento médico, que orientará na escolha do exercício certo e seguro para cada indivíduo.

Veja algumas dicas para a prática de exercícios na terceira idade:

  • Deve ser escolhido um exercício que mais ofereça prazer e satisfação;
  • Antes de iniciar a prática do exercício é indispensável a avaliação física e consulta medica para check-up;
  • Durante a prática de exercícios, procure o auxílio e acompanhamento de instrutor ou profissional especializado;
  • Use roupas e sapatos adequados;
  • Alongue-se sempre: o alongamento ajuda a prevenir lesões, ampliar a flexibilidade, além de trazer sensação de bem-estar;
  • É de grande importância que exista um acompanhamento com relação à alimentação;
  • Hidrate-se sempre!

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