São muitas as horas que passamos em escritórios, sentados à frente do monitor, fazendo movimentos repetitivos com nossas mãos sobre o mouse e teclado. Com frequência isso pode ocasionar dores em diversas partes do corpo, como no pescoço, ombros e mãos.

Para evitar que isso aconteça, diversos alongamentos podem ser feitos sem sair da cadeira do escritório. Seguem 10 exemplos abaixo:

1.      Alongamento paravertebral: apesar do nome complexo, é bastante simples. Basta esticar as perdas e procurar encostar os dedos das mãos nas pontas dos pés.

2.      Pescoço: girar a cabeça lentamente para ambos lados, fazendo pausas em cada extremidade.

3.      Elevação das mãos: entrelaçando os dedos das mãos e apontando as palmas para cima, estique os braços o máximo que puder e mantenha a posição por alguns segundos.

4.      Cruzando as pernas: sentado, coloque a lateral externa do pé sobre o joelho da perna oposta, e empurre gentilmente o joelho da perna suspensa para baixo, segurando na posição de alongamento por alguns segundos.

5.      Esticando as mãos: com os braços estendidos à frente, puxe as pontas dos dedos para trás, sentindo o punho esticando levemente por alguns segundos.

6.      Palmas invertidas: estique os braços atrás das costas, buscando encontrar as palmas das mãos. Ao conseguir fazê-lo, mantenha a posição por alguns segundos.

7.      Elevação do cotovelo: puxe com uma das mãos o cotovelo oposto em sua direção por detrás da cabeça. Procure passar o cotovelo da linha das costas, e segure a posição por alguns segundos.

8.      Puxão da canela: sentado, puxe um dos pés sobre a cadeira, abraçando a canela com ambos braços. Ao sentir os glúteos esticar, segure a posição por alguns segundos.

9.      Alongamento lateral: estique um dos braços para cima, como se fosse chamar a atenção de alguém, e incline na direção do braço oposto. Ao sentir a lateral do corpo esticar, segure a posição por alguns segundos.

10.   Elevação dos ombros: levante a ponta dos ombros, de forma a imitar a posição de dúvida. Segura a posição quando os ombros estiverem em sua altura máxima por alguns segundos.

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