A artrite e a artrose são duas doenças distintas que afligem as articulações e possuem sintomas semelhantes, fazendo com que sejam frequentemente confundidas. Vamos entender melhor o que é cada uma delas?

A artrite é o termo usado para caracterizar a inflamação de articulações. Seus sintomas são dor, inchaço, vermelhidão e muitas vezes dificuldades para movimentar a região afetada. Quando 4 ou mais articulações estão inflamadas, é dado o nome de poliartrite. Existem várias doenças que acompanham e podem causar a atrite, como a gota, a psoríase, a febre reumática e um grande número de outras doenças autoimunes. Porém, a causa mais comum da artrite é a artrose, que falaremos na sequência.

A artrose é o termo usado quando existe a degeneração das cartilagens presentes nas articulações, fazendo com que exista o contato entre os ossos. Com sintomas muito semelhantes aos da artrite, a artrose é observada com maior frequência nos joelhos, mãos, coluna e quadril. A degeneração é muitas vezes provocada pelo desgaste natural das cartilagens, devido à idade, peso ou impacto excessivo nas articulações.

O tratamento da atrite e artrose tem como principal objetivo diminuir as dores nas regiões afetadas e devolver ao paciente a mobilidade das articulações. Isso se dá através da aplicação de analgésicos, corticóides e/ou imunossupressores. Muitas vezes também o tratamento é feito com fisioterapia, e em último caso recorre-se a cirurgias para reconstruir ou mesmo substituir as articulações. Deve-se também atentar à redução de atividades que exijam demasiado das regiões afetadas, e a alimentação deve ser adequada para contribuir na produção de colágeno, muitas vezes fazendo-se uso da complementação alimentar.

0 comentários

Responder