Também conhecida como artrose

A osteoartrite é caracterizada por um processo natural de deterioração lenta e progressiva da cartilagem articular que recobre as extremidades ósseas e amortecem os impactos no joelho, quadril e ombros.

A doença atinge principalmente pessoas acima de 55 anos e as mulheres são afetadas mais cedo, devido às alterações hormonais próprias do envelhecimento feminino. Os sintomas são dores e a sensação de rigidez. Algumas ações de prevenção podem ser discutidas com médicos especialistas e o tratamento é feito com exercícios, fisioterapia, anti-inflamatórios e analgésicos.

A osteoartrite pode ser dividida em sem causa conhecida (dita primária) ou com causa conhecida (dita secundária). As causas desta última forma são inúmeras, desde defeitos das articulações, como os joelhos com desvios de direção, até alterações do metabolismo. A participação da hereditariedade é importante, principalmente em certas apresentações clínicas, como os nódulos dos dedos das mãos, chamados de nódulos de Heberden (na junta da ponta dos dedos) ou Bouchard (na junta do meio dos dedos).

A atividade funcional de uma junta é fundamental para a sua saúde e indicados no tratamento dentro dos limites de cada individuo, porém há atividades de trabalho e desportivas, principalmente em esportes que muito exigem de quem os pratica, em que o uso repetitivo das juntas é habitual e que podem determinar dano articular.

You might also like

MR – 10 alongamentos para fazer no escritório
Read more
7 exercícios de fisioterapia para dor nos joelhos
Read more
Entendendo a osteoartrite
Read more
Como amenizar a perda de colágeno
Read more
Exercício para fortalecimento das articulações dos cotovelos
Read more

0 comentários

Responder