O colágeno é a proteína mais abundante em nosso organismo, ocupando quase um terço de toda sua composição proteica. Fora os benefícios que traz para a estética, o colágeno também fortalece os tecidos, promove elasticidade e resistência à pele, além de beneficiar os músculos, tendões, ligamentos e vasos do corpo. Essa proteína é essencial para algumas das características mecânicas desses componentes, desempenhando funções de sustentação, estrutura e elasticidade.

O colágeno tem sua produção diminuída a partir dos 30 anos, o que pode deixar a pele flácida e as cartilagens das articulações desgastadas.

A Sociedade Brasileira de Reumatologia reconhece os benefícios do colágeno para pacientes com artrose, já que a proteína pode melhorar a cartilagem dessas pessoas que estão, principalmente, na fase inicial da doença. Porém, o uso do suplemento é apenas um complemento ao tratamento e não pode ser usado isoladamente.

Como primeira medida de prevenção, é importante ter uma alimentação saudável e praticar exercícios físicos, principalmente musculação, que ajudam a minimizar os impactos do envelhecimento.

Porém, em alguns casos, as pessoas recorrem aos suplementos nutricionais e vitamínicos que têm aminoácidos que estimulam a produção de colágeno, tanto na pele como nas articulações. Existem também cápsulas que trazem outros benefícios para a pele e também para cabelos e unhas.

0 comentários

Responder