Um amolecimento da cartilagem da região que pode evoluir até sua destruição e lesão dos ossos do joelho.Uma disfunção da cartilagem do joelho pode se tornar um pesadelo para os atletas: é a condromalacia patelar, um amolecimento da cartilagem da região que pode evoluir até sua destruição e lesão dos ossos do joelho.

Comum em corredores, ciclistas, jogadores de futebol e tênis, a lesão começa com uma fragilidade desta cartilagem, que pode evoluir para sua total destruição. Sua gravidade se dá porque a cartilagem articular lesada tem potencial de cicatrização muito limitado, já que é um tecido que não possui terminações nervosas que propiciem sua reparação.

Nesses casos são indicados tratamento, e caso não se obtenha o resultado esperado, há recomendação de cirurgia, realizada por via artroscópica.

O período pós-operatório envolve uma extensa reabilitação, pois, além de “agressão” da artroscopia, existe um mau funcionamento muscular que envolve toda a cadeia cinética desde o quadril – principalmente do glúteo médio, quadríceps, isquiotibiais e panturrilha.

A reabilitação envolve recursos analgésicos da fisioterapia, ativação muscular, muitas vezes com correntes elétricas, seguido do fortalecimento muscular, realizado em academia de ginástica sob a supervisão do fisioterapeuta ou de um educador físico experiente.

You might also like

Dicas para ter uma boa postura corporal em home office
Read more
Entendendo a osteoartrite
Read more
Peeling para o rosto
Read more
Suplementação alimentar pode ajudar na regeneração da cartilagem?
Read more
7 exercícios de fisioterapia para dor nos joelhos
Read more

0 comentários

Responder