O colágeno é o principal elemento fibroso da pele, ossos, tendões e dentes. Está presente em quantidades variáveis em quase todos os órgãos e sua principal função é dar sustentação e elasticidade à pele, ossos, cartilagens, tendões e ligamentos.

A obesidade e o sobrepeso trazem, juntamente com outros problemas de saúde, um sobrecarregamento dessas estruturas, que ao longo do tempo podem sofrer com desgastes, prejudicando movimentos, causando dores e levando a problemas mais sérios.

Por isso, para melhorar a qualidade da pele, maior firmeza, auxiliar na prevenção de osteoporose e diminuir as dores em pacientes com osteoartrite pode ser indicada a suplementação do colágeno hidrolisado, associado a dieta equilibrada e a prática de exercício físico para ganho e manutenção de massa muscular e diminuição do peso.

As mulheres são as que mais sofrem com a perda de colágeno, pois apresentam uma quantidade menor desta proteína no corpo. Além disso, a deficiência de estrogênio que ocorre no sexo feminino por volta dos 45-50 anos, período em que coincide o aumento do peso pelas causas hormonais, e faz também com que haja uma diminuição da quantidade das células responsáveis pela produção do colágeno, que junto com outra proteína, a elastina, compõe a trama de sustentação da pele.

0 comentários

Responder