A caminhada é conhecida como uma das modalidades de exercícios físicos mais práticas que existem. Ela pode ser feita por pessoas sem habilidade, sem custos, a qualquer hora do dia e sem o auxílio de equipamentos.

Dentre os diferentes benefícios da caminhada, podemos citar o fortalecimento do corpo como um todo, passando pelos músculos, respiração, circulação, combate a osteoporose e até mesmo a depressão. Tudo isso em adição ao fato de que emagrece e mantém o peso em equilíbrio.

Vamos então montar nosso plano de caminhada para 2019?

Começamos pensando nas oportunidades que temos de caminhar em nosso dia-a-dia. Podemos ir andando até o trabalho? Pegar a condução 1 ou 2 pontos adiante? É possível caminharmos até aquele restaurante mais longe na hora do almoço? Cada uma dessas atitudes contribui com nossa saúde diariamente.

Além dessas opções, podemos, é claro, caminhar em nosso horário livre. Vale avaliar quando é possível fazê-lo, e definirmos sua frequência e duração ou distância. Se definirmos a duração, temos que buscar de tempos em tempos aumentar a distância que é percorrida. Por sua vez, se definirmos a distância, temos que buscar de tempos em tempos reduzir o tempo em que conseguimos percorrê-la. Defina uma meta e em quanto tempo deseja alcançá-la! Não esqueça de comemorar a cada nova etapa alcançada!

Faça uma avaliação médica antes de iniciar as atividades, e caso sinta dores, busque a opinião de um especialista.

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