Nunca é tarde para começar a prática esportiva, seja qual for a motivação: emagrecer, alcançar resistência e melhorar condicionamento, combater algum problema de saúde, alcançar o alto rendimento, ou até mesmo adotar uma vida mais saudável.

Para começar, basta querer. Não é necessário ter experiência anterior, conhecer profundamente a técnica ou fazer grandes investimentos. A experiência vem com o tempo e existe uma grande variedade de recursos e adaptações para que a prática de exercícios físicos se enquadre na rotina e aptidões físicas de cada um.

Num primeiro momento, deve-se levar em questão qual o esporte ou estilo de exercício físico que mais agrada e traga motivação. É extremamente recomendado que antes da prática efetiva, um médico seja consultado para um check-up, investigando se existe alguma condição impeditiva ou limitação para a prática desse esporte ou exercício. Uma nutricionista também pode auxiliar informando qual a alimentação mais indicada para melhorar seu rendimento de maneira saudável, e até mesmo potencializar seus resultados, conforme o seu objetivo.

É importante que, no início, o exercício seja praticado de maneira leve, respeitando os limites de cada um, enquanto a técnica e resistência são adquiridas com o tempo para proteger o corpo de possíveis lesões.

No começo, tudo pode parecer muito difícil, o corpo ainda não está condicionado e alongado o suficiente, algumas dores decorrentes do acumulo de ácido lático causadas pelo esforço muscular podem surgir nas primeiras semanas. O importante é não desistir. Com o tempo e paciência o corpo se adapta, se modifica e os resultados tornam-se aparentes, fazendo com que o indivíduo passe para um novo estágio.

Em longo prazo, a tendência é que o esporte se torne um vício positivo na vida das pessoas, isso porque que o corpo produz endorfina durante sua prática, hormônio que fornece a sensação de prazer. Além disso, os resultados são tão motivadores e desafiadores que fazem com que a pessoa busque sempre superar seus limites físicos e até mesmo emocionais através do esporte. Os benefícios para saúde do corpo e da mente são incalculáveis.

You might also like

Você conhece: Natação?
Read more
Entendendo a osteoartrite
Read more
Dicas para ter uma boa postura corporal em home office
Read more
Treinos exagerados e os riscos para as articulações
Read more
Exercícios que ajudam na flexibilidade
Read more

0 comentários

Responder