As articulações são estruturas responsáveis por fazer a conexão entre os ossos.

E permitem que o corpo realize movimentos com precisão, como andar, correr e levantar os braços. Com o passar dos anos, as articulações começam a se desgastar e precisam ser protegidas para que a qualidade de vida e a capacidade de se locomover sem sentir dores sejam mantidas.

A principal causa para o desgaste é o uso das articulações de modo excessivo e acima de sua capacidade, que tende diminuir com o avanço da idade. As atividades físicas também sobrecarregam as articulações, assim como sequelas de fraturas, infecções e doenças reumatológicas também podem causar esse desgaste. Por isso, atletas e esportistas precisam de acompanhamento para evitar esse problema.

É importante adotar medidas de prevenção para evitar que o desgaste provoque o surgimento da osteoartrite, também chamada de artrose e de osteoartrose. A doença é caracterizada pela degeneração da cartilagem que protege a articulação e, apesar de dificilmente apresentar sintomas, pode provocar dores nas mãos, nos joelhos, na coluna e na região do fêmur.

A principal forma de proteger as articulações é evitar sobrecargas. O uso de medicações que protejam as cartilagens, se usados de maneira preventiva, também podem ajudar.

You might also like

Exercício para fortalecimento das articulações dos cotovelos
Read more
Benefícios do consumo de colágeno
Read more
Peeling para o rosto
Read more
Zinco para o tratamento da artrose
Read more
6 exercícios para fortalecer o joelho
Read more

0 comentários

Responder