Rizartrose, ou artrose metacárpica, é a artrose que aflige a região da base do polegar. Devido à ampla variedade de movimentos que essa articulação permite (rotacionando em todas as direções, e também com o movimento bastante comum de “pinça”), ela acaba sendo propensa ao desgaste e degeneração.

Em situações normais, as cartilagens recobrem os ossos na articulação, permitindo que os movimentos sejam feitos de forma suave e sem dor. Quando as cartilagens se desgastam, é possível que os ossos tenham contato direto durante esses movimentos (osteoartrose), o que causa dor e até mesmo deformações ósseas.

As causas da rizartrose podem ser distintas. Ela pode surgir devido a razões intrínsecas, como genética ou constitucionais (comumente associadas a frouxidão ou hipermobilidade ligamentar). Ela pode também se desenvolver em pessoas que sofreram traumas ou demandaram da região com movimentos repetitivos ou em sobrecarga por períodos prolongados. A rizartroze aparece com mais frequência em mulheres a partir 40-45 anos e pós-menopausa.

A rizartrose tem tratamento e cura, em alguns casos através de cirurgias, com períodos de recuperação que variam entre 3 e 6 meses.

You might also like

Zinco para o tratamento da artrose
Read more
Colágeno para alívio de dores no quadril
Read more
Dúvidas mais comuns sobre artrose no joelho de quem pratica esporte
Read more
Exercícios que ajudam na flexibilidade
Read more
Entendendo a osteoartrite
Read more

1 comentário

Marina

Tô sofrendo com essas dores nas duas mãos não consigo mais segurar nada

Responder