As lesões que ocorrem nos joelhos em decorrência da prática esportiva acontecem devido à pressão ou tensão exagerada nessas estruturas. Por isso, é preciso estar atento ao volume de treino, execução inadequada dos movimentos ou sedentarismo.

Por outro lado, a melhor forma de proteger a articulação se dá pela prática de exercícios para fortalecer os músculos das pernas. Isso porque músculos da coxa, panturrilha e outros são responsáveis por absorver grande parte do impacto provocado por cada movimento~.

A suplementação de colágeno específico para as articulações também pode ajudar na proteção dos joelhos de possíveis desgastes.

Vamos conhecer alguns exercícios que fortalecem os músculos e absorvem a carga para os joelhos?

Agachamento: consiste em flexionar as pernas e agachar. Trabalha glúteos, quadríceps, posteriores da coxa e panturrilhas.

Adução de quadril: consiste em abrir e fechar as pernas lateralmente (a carga deve gerar resistência no momento em que você aproxima as pernas). É excelente para fortalecer os músculos internos da coxa, os adutores.

Abdução de quadril: abre e fecha as pernas lateralmente (a carga deve gerar resistência no momento em que você afasta as pernas). Muito eficaz para fortalecer os glúteos e quadrado lombar.

Elevação pélvica (ou de quadril): deitado no chão, com os calcanhares no solo e os joelhos flexionados, você ergue o quadril, formando uma linha reta entre os joelhos e quadril. Fortalece os músculos posteriores (glúteos, isquiotibiais, lombar) incluindo o assoalho pélvico.

Extensão de joelho: movimento feito na cadeira extensora, mas esse exercício também pode ser executado com elásticos, caneleiras entre outras opções. O foco desse exercício é a contração dos músculos do quadríceps, parte anterior da coxa.

Flexão de joelhos: Geralmente é realizada na cadeira ou na mesa flexora. Exercício mais focado no fortalecimento dos músculos posteriores da coxa (ísquiotibiais) e glúteos.

0 comentários

Responder