São muitas as vantagens em fazermos alongamentos, tanto em nosso dia-a-dia quanto antes de fazermos exercícios físicos.
Os alongamentos ajudam relaxar o corpo, reduzem a tensão muscular, aumentam a flexibilidade da musculatura (reduzindo a chance de lesões), melhoram a circulação na região, entre muitos outros benefícios que essa prática nos traz.

As pernas, por serem partes de nosso corpo que são bastante solicitadas no cotidiano, merecem ser bem cuidadas. Vamos aprender algumas formas de alonga-las e melhorar nossa qualidade de vida.

1. Parte de trás das coxas: de pé, com os pés ligeiramente abertas, desça o torso em direção ao chão, buscando tocar os pés com as pontas dos dedos. Mantenha as pernas retas no processo. Procure manter a posição por 1 minuto.

2. Parte interna das coxas: de pé, estique uma das pernas para o lado (com os pés sempre tocando o chão) e desça vagarosamente dobrando a perna que manteve no lugar. Fique com as costas retas no processo. Procure manter a posição por 1 minuto e repita agora esticando a perna contrária.

3. Parte externa das coxas: sentado, com ambas pernas esticadas à frente, cruze uma delas, com o pé colocado no chão na altura do joelho da perna que manteve esticada. Force o joelho da perna flexionada, suavemente em direção à perna esticada. Procure manter a posição por 1 minuto e repita agora cruzando a perna contrária.

4. Panturrilhas: fique de pé sobre um degrau, e apoie seu peso sobre a parte da frente de seus pés, mantendo os calcanhares suspensos. Desça os calcanhares suavemente, esticando a musculatura das panturrilhas. Procure manter a posição por 1 minuto.

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