Dentre os benefícios que o alongamento nos traz, podemos citar o relaxamento do corpo, a redução da tensão muscular, o aumento da flexibilidade, a melhora da circulação na região, entre muitos outros.

Os alongamentos podem também nos ajudar a combater as dores em articulações, mas para isso deve-se consultar um médico ou especialista para avaliar o tratamento e as práticas adequadas a cada caso.

Muitos dos alongamentos podem ser feitos em nosso dia-a-dia durante o expediente do trabalho, onde passamos grande parte do tempo sentados. Lá, acabamos adotando posições inadequadas que podem gerar lesões no médio e longo prazo. Uma dessas posições aparece quando nos curvamos ao sentar, e acabamos causando pressão adicional na parte inferior das costas. O alongamento de torção na coluna ajuda a aliviar as dores lombares causadas por esse mau hábito, melhorando também a nossa postura.

Como fazê-lo:

Sentado sobre a cadeira, com a coluna reta e os joelhos encostados, gire a parte superior do corpo lentamente, usando as mãos como apoio para facilitar o movimento (segure no encosto da cadeira com a mão que está atrás, e segure o joelho contrário da mão que está à frente). Mantenha a torção por 30 segundos e retorne à posição inicial. Repita o exercício agora girando para o outro lado.

0 comentários

Responder