O esporte é um dos fenômenos mais expressivos da atualidade. De um jeito ou de outro ele faz parte da vida da maioria das pessoas e é um elemento transformador na vida de muitos. É capaz de promover união e ascensão social, além de trazer o melhor dos indivíduos através do conceito “superação”, algo que só pode ser atingido após muito esforço e mérito.

Ele também proporciona uma série de benefícios e incentivos para vencer dificuldades físicas ou mentais, e muitos filmes retratam essa realidade.

Vamos conhecer 5 títulos emblemáticos?

Menina de Ouro (2004)
Direção: Clint Eastwood

O grande treinador de boxeadores Frankie Dunn (Clint Eastwood) passou sua vida inteira nos ringues ajudando novos talentos a serem reconhecidos. Até que surge em sua vida uma jovem lutadora, Maggie Fitzgerald (Hilary Swank), a moça determinada que mudará para sempre o rumo de sua vida. Ela é uma lutadora talentosa, mas Frank não quer treinar mulheres, além de acreditar que ela seja velha demais para iniciar sua vida nos ringues. A jovem, que não desiste de seu sonho, começa a amolecer o homem com sua determinação.

Carruagens de Fogo (1981)
Direção: Hugh Hudson

Com a aproximação das Olimpíadas de 1924, em Paris, Eric Liddell (Ian Charleson) e Harold Abrahams (Ben Cross) pretendem disputá-la, mas seguem caminhos bem diferentes. Liddell é um missionário escocês que corre em devoção a Deus. Já Abrahams é filho de um judeu que enriqueceu recentemente e deseja provar sua capacidade para a sociedade de Cambridge. Liddell corre usando seu talento natural, enquanto que Abrahams resolve contratar um treinador. Ambos seguem as eliminatórias sem problemas, até que uma das classificatórias de Liddell é marcada para domingo. Ele se recusa a competir, por ser este um dia santo. Percebendo a situação, um nobre oferece a Liddell sua vaga na disputa dos 400 metros. Ele aceita e vence a corrida, assim como Abrahams. A partir de então, os dois integram a equipe do Reino Unido para as Olimpíadas.

O Homem que Mudou o Jogo (2011)
Direção: Bennett Miller

Billy Beane (Brad Pitt) é um gerente de um time de beisebol chamado Oakland Athletics. Com pouco dinheiro, ele mantém o seu sonho vivo com a ajuda de Peter Brand (Jonah Hill). Nos anos 1980, ele começou a desenvolver um programa revolucionário, onde as estatísticas de seu clube começam a mudar para uma das principais no esporte. Uma verdadeira história de como a determinação é essencial para alcançarmos os nossos objetivos.


A Revanche (2014)

Direção: Allan Ungar

Michael Shaw (Cody Hackman) é um dos maiores prodígios das artes marciais. Apesar de ter sofrido muito na vida, atualmente ele anda muito bem. Isso até precisar fazer serviço comunitário em uma escola de karatê. Lá, ele conhece o homem que matou seus pais dez anos antes. Ele decide se vingar do assassino em uma luta de MMA. Esse filme não é bem uma história de superação, mas de vingança e honra.

Karatê Kid – A Hora da Verdade (1984)
Direção: John G. Avildsen

A trama conta a história de Daniel Larusso (Ralph Macchio) e sua mãe (Rendee Heller), uma família que chegou ao sul da Califórnia recentemente buscando sossego na vida. Daniel é um garoto tímido que pensa que nunca será capaz de se entrosar até que se apaixona por Ali Mills (Elisabeth Shue), uma jovem adorável de sua escola. Tudo vai bem até que o ex-namorado dela nota o interesse dos dois. O brutamontes Johnny Lawrence (William Zabka) começa a perseguir Daniel com sua gangue. Nesse momento, o caminho do jovem cruza o do Mestre Miyagi (Pat Morita), mestre na arte do karatê, que está disposto a passar seus ensinamentos para Daniel em troca de algumas tarefas. Um filme inspirador e atemporal que fala muito sobre o que os mais velhos podem nos ensinar na vida.

0 comentários

Responder